quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Física ILUSÃO DE OPTICA

Óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz. A óptica explica os fenômenos da reflexão, refração, e difração. O estudo da óptica divide-se em duas partes:

Óptica geométrica: nessa parte são estudados os fenômenos ópticos relacionados às trajetórias seguidas pela luz. Para isso é necessária a noção de raio de luz e as leis que regulamentam o comportamento desses raios.
Óptica física: é a parte da óptica que estuda os fenômenos ópticos levando-se em conta a teoria sobre a composição da luz.

Essa parte da física é muito presente no cotidiano, sua aplicação vai desde o uso dos óculos ao uso dos mais eficientes e sofisticados equipamentos utilizados para pesquisas científicas como, por exemplo, os aparelhos de telescópio e microscópio. São algumas das aplicações da óptica:

  • Na correção de defeitos visuais;
  • Na construção de instrumentos de observação como, por exemplo, os telescópios e microscópios;
  • Utilizado em câmeras fotográficas e na cinematografia.

Entre muitas outras aplicações.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola



Ilusões de Óptica
Aqui esta uma seleções das mais interessantes ilusões de óptica. Esta arte que mexe com nosso inconsciente nos deixando por momentos sem saber o que esta ocorrendo, ou até por longo periodos refletimos sobre uma ilusão apresentada. Tentarei ao longo da imagens mostradas explicar o que acontece com nosso cérebro quando nos deparamos com tais imagens.

Algumas ilusões trabalham exatamente no fato de sermos juntamente com os macacos os únicos seres que percebem a noção de profundidade ou seja enxergamos os objetos em 3D, largura,altura e profundidade; uma das explicações para este fato é que temos os olhos na frente da cabeça e nao dos lados como na maioria dos animais, para perceber isto, faça o seguinte teste :

" Fique de frente para uma porta, estique o braço paralelamente a
porta fechando os dedos e deixando apenas o indicador esticado. Agora
deslize o braço de modo a tocar a ponta da maçaneta com a ponta do
indicador. É importante que a maçaneta seja em L. Agora tape um dos
olhos e faça o mesmo movimento. Você verá que não consegue acertar a
ponta da maçaneta. Viu? Você fica sem precisão na noção da
profundidade do seu campo de visão."
Olhe fixamente para o centro do círculo por alguns instântes, e verá que a mancha azul desaparecerá!!

O azul acima tem um certo tom esverdeado quando cansamos nosso vista ao olharmos por um longo tempo para a imagem o verde vai se tornando mais homogêneo, pois no fundo tudo é verde só há mudança de tonalidade!!
As linha parecem se deformar quando os quadros andam, mas não!! as linhas continuam retas, a passagem dos blocos que causa o efeito.



www.ifi.unicamp.br/ilusao.htm



Sem comentários:

Enviar um comentário